18.12.07

Avaliação de Recursos Locais para uso na construção - 16 a 18 de dezembro.

Avaliação dos recursos locais para a construção - 16 a 18 de dezembro .

Adriana Pinatti (engenheira) e Marcio Moreira (arquiteto), estiveram presentes na fazenda com o objetivo de realizar um conhecimento do local, da visão do cliente, dos recursos locais como: paisagem, solo, madeira, clima, infra-estrutura existente, atividades em andamento ...

Verificaram que os requisitos básicos para a construção do projeto é o uso dos recursos locais, arquitetura “orgânica”, tecnológias limpas, conforto térmico e lumínico, baixo impacto ambiental como também recuperação ambiental sempre que possível.

As Atividades Realizadas foram

  • Visita aos principais locais da propriedade.
  • Coletas de amostras de solos.
  • Início do “laboratório de campo”.
  • Troca de idéias e informações.
  • Avaliação dos recursos.
  • Avaliação dosRecursos Locais


Observaram que a terra e madeira para uso na construção são recursos locais abundantes, o clima e paisagem demandam cuidado no planejamento da implantação do empreendimento por ser úmido, com declives e ventos. As madeiras locais são eucaliptu e pinus, ambas madeiras de crescimento rápido e vulneráveis a ataque por insetos, por este motivo deve ter muito cuidado na arquitetura, como também pensar em formas mais adequadas de tratamento. Os pilares deveram ser de concreto até sair 40 cm do piso.

As possibilidade Tecnológicas que atendem aos requisitos são sistema estrutural misto:
Pilares: Madeira.
Vigas curvas: Metal, bambu ou madeira laminada.
Paredes: Terra.
Portas, janelas, móveis, etc.: Madeira.
Coberta: Ferrocimento e/ou outros materiais.

Para a avaliação da terra coletaram algumas amostras de diferentes locais para uma avaliação física e química.
Constataram que o local tem abundante terra para construção onde poderão consorciar com outros materiais como madeira e bambu.











Para a avaliação física as terras foram retiradas de diversos pontos da fazenda e marcados com o GPS. Após a coleta foram colocadas em potes de vidro com água para avaliar o teor de areia e argila. Os solos existentes são amarelo com menos argila e solo vermelho com mais argila.


Esta sendo avaliada uma forma de extração da terra mais adequada para que não traga prejuizo estético e ambiental. Uma das soluções pode ser um sistema de pequenas barragens e canais para coleta de água. Outras opções são: verificar os locais que serão realizados estruturas profundas, como piscina e cisternas de água ou procurar um lugar mais remoto da fazenda e fazer uma jazida única.

As técnicas apropriadas para a construção são "cob" feito com extrusora, Taipa de pilão, super-adobê (similares), Adobe e outras.

Foram realizados formas de madeira para os testes de resistência da terra e a próxima fase será avaliação química em laboratório.

Nenhum comentário: